Texto bíblico: Mateus 12:12ª
"Quanto mais vale um homem do que uma ovelha?"
Você precisa saber o teu valor
Introdução:
Ao expor-lhes a comparação entre o valor do aleijado e o de uma de suas ovelhas, o Senhor Jesus queria mostrar a grande diferença entre o homem e o restante da criação.
Pois muitos homens, valorizam mais o restante da criação do que a se mesmo e ao próximo.
Parte 1: Quanto vale o homem para si próprio?
Freqüentemente o homem se auto-avalia para perceber o seu valor.
Ora se supervaloriza: se as coisas estão favoráveis, ficam facilmente inchados e soberbos,
Ora se desvaloriza: se começam a ir mal, mergulham facilmente no lago da angústia e da depressão.
Parte 2: Quanto vale o homem para os outros?
Para o mundo, o valor do homem está no que ele possui.
Se ele está com o bolso cheio, até de doutor o chamam.
Quando está no alto, sua mulher o chama de benzinho, seus pais o chamam de filhinho,
Mas ai daquele que está com o bolso vazio: seus amigos o desprezam, sua família o humilha, os comerciantes desacreditam dele, Até sua vida ministerial é prejudicada. Seu nome só é lembrado para maus falatórios. Seu valor é abaixo de nada.
O certo é que, avaliar-se pela opinião alheia tambem pode conduzir a erros.
Muitos elogios levam à soberba, que nos afasta de Deus; e as muitas críticas levam ao abatimento e ao desânimo, que também nos afastam de Deus.
Parte 3: Quanto vale o homem para Deus?
O primeiro ponto a ser considerado é o valor do sangue de Cristo.
Quando o diabo o tentou, mostrando as riquezas do mundo e dizendo: tudo isso te darei se prostrado me adorares, ele estava fazendo uma oferta pelo sangue que salvaria o homem de toda e qualquer condenação.
Na recusa de Jesus, Ele estava mostrando ao diabo que todas as riquezas do mundo não seriam suficientes para comprar uma gota do seu sangue.
O segundo ponto a ser considerado é que Ele deu espontaneamente esse mesmo sangue para pagar o preço cobrado pelo diabo pela redenção da raça humana. Esse é o valor que Deus dá pela nossa vida.
Outro ponto a considerar é que Ele nos comprou, sendo nós ainda rebeldes, como está em Romanos 5.8: “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”.
A declaração mais nítida da parte de Deus acerca do valor que Ele dá aos homens está em Isaías 49.15: “pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”.
Conclusão:
O grande valor que Deus nos dá, leva-nos a fazermos as seguintes perguntas:
a) Porque razão o homem continua desprezando a um Deus que se empenha tanto em mostrar-lhe a grande salvação que lhe tem preparado?
b) Que daria o homem pelo resgate de sua alma [Marcos 8.37]?
c) Que darei eu pelos muitos benefícios que o Senhor me tem provido [Salmos 116.12]?
A resposta adequada a estas perguntas foi dada pelo próprio salmista:
“Beberei o cálice da salvação”. Cabe agora a cada um de nós tomarmos a decisão e a atitude que sejam dignas de um amor tão grande. Precisamos fazer corresponder o valor que o Senhor nos trem dado. Se nenhum ser vivo nesta terra tem acreditado em você, e no seu potencial, se ninguém mais se dispõe a investir um tostão sequer nos teus projetos de vida, é sinal que já está mais do que na hora de você voltar sua atenção pelo único que deu valor para você, o único que acreditou em você, ainda que você não fizesse por merecer, ao único que pagou adiantado o preço do seu resgate, e, de quebra, preparou um lugar eterno para você poder viver ao seu lado. Ao Senhor Jesus devemos agradecer, pelo valor que Ele nos dá. É hora de nos unirmos a Ele e recompensarmos uma migalha do grande valor que Ele pagou por nossas vidas.