quinta-feira, 3 de junho de 2010

INTELECTO X FÉ


Existem: Deus, a fé e os homens. O homem é o ponto de partida, a fé é o meio, e Deus é o “fim”. Assim, o homem é a realidade mais baixa, e Deus é a Realidade mais Alta.

O homem quer alcançar Deus – mas como isso é possível, se o inferior não pode alcançar o superior? Duas coisas precisam ser compreendidas: uma, que Deus está relacionado à fé, e a outra, que o homem está relacionado ao intelecto – é por isso que a fé é superior ao intelecto.

Portanto a fé pode penetrar no intelecto, mas o intelecto não pode penetrar na fé! Assim, o homem não pode chegar a Deus por meio do intelecto, mas Deus pode manifestar-se ao homem por meio da fé.

O intelecto no máximo pode sentir que há algo superior à racionalidade – a isso chamamos crença. Mas habitualmente o intelecto ignora que haja algo superior a racionalidade – e a isso chamamos descrença. Por que há tantos descrentes? Porque para a maioria, tudo que não pode ser explicado pelo intelecto não existe!

Esse é o grande absurdo, a grande mentira – chega a ser hilário, cômico...

Tantas coisas levaram milênios para serem explicadas? De tantas, quantas já tivemos explicação? O que Deus tem a ver com isso? Deus não precisa de explicação para existir, porque Ele só acontece na vida daquele que tem fé.

Edson Carmo