sábado, 15 de outubro de 2011

UMA ESCADA CHAMADA RELIGIÃO


A escada é um ótimo instrumento para entender a religião de hoje e o modo como ela é praticada. A escada é utilizada com os pés ancorados no chão e a cabeça na altura. A escada propõe ligar uma dimensão a outro – o inferior ao superior. O problema é que permanecendo na escada (Religião), não se estabelece nem uma dimensão nem outra. Nem se vive na terra, nem no Céu. Quando penso sobre isso me lembro do Sim, Sim e do Não, Não, e que o que há entre eles é Maligno. Também me lembro do Quente ou do Frio, e também do morno que Deus vomita.

A religião de hoje entende que o chão é a terra, e a altura é o Céu. Na terra há espaço, nela todos podem fazer algo como: conviver, visitar, compartilhar, passear, correr, pular, deitar, descansar... No céu há vida, vida abundante, vida eterna... Mas o que se pode fazer nos degraus de uma escada? Que sentido há em ficar apegado a uma escada? Alguns se apegam ao terreno, outros se apegam a escada, mas há os que entram no Céu.

Entrar no Céu não é possível com escada. Céu não é uma altura, não é uma dimensão de espaço, nem é geográfico. Céu é um estado de espírito! Aquele que alcançou o Amor, esse entrou no Céu. O Amor é a única e verdadeira religião. Deus é Amor.