sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SERMÃO - O QUE É SANTIDADE?


Sermão
Título: Seja um imitador de Deus
Texto Bíblico: Levítico 11: 44, 45

Introdução:
Muita gente confunde santidade com maquiagem. Por isso é preciso fazer distinção entre uma coisa e outra: Santidade é a beleza; maquiagem é o esconderijo da feiúra. Santidade é a luz; a maquiagem é o esconderijo das trevas.

Muita gente quer mostrar santidade através de maquiagens, tais como: roupas, dialetos religiosos, humildade fingida... – isso é um crime, um crime de estelionato.

Também é preciso entender que Santidade não é prisão; não é fruto de proibição. Santidade é o resultado de uma profunda transformação; da maior de todas as libertações.

01 – O que é santidade?
Teologicamente, a palavra santidade significa, separação do pecado. Uma pessoa santa, é uma pessoa separada do pecado e de sua corrupção.

Já etimologicamnete, a palavra Santidade é da mesma raiz da palavra São.

A palavra São, quer dizer: Sadio, salutar, reto, integro, justo, puro, sincero...

Santidade é um dos atributos de Deus. E Ele diz hoje para nós: “Sede Santo como Eu Sou Santo”.

02 – O que posso fazer para ser santo?
Santidade não é algo que você possa aprender na escola; não é um condicionamento físico que você possa desenvolver em uma academia; não é um título religioso que você possa receber por mérito próprio. Santidade vem de Deus! Santidade é o resultado de uma comunhão íntima com Deus.

O homem é pecador, o pecado faz do homem um doente, mas Deus é a cura; Deus é a Saúde. Se o homem deseja ser santo, como Deus é santo, então ele precisa levar Deus para dentro de si; levar o remédio, a saúde, a cura para dentro de si.

Para ser santo é preciso ficar são, saudável; é preciso largar, lançar fora, destruir as enfermidades espirituais. O mundo está doente, são muitas as suas epidemias. Existe o medo, o ódio, a mágoa, a cobiça, o egoísmo, a mentira..., existem muitos tipos de opressões, e o homem tem de se livrar de todas elas, no poder do Senhor.

Conclusão:
Todos querem morar no céu, mas é preciso saber que não é possível entrar no céu sem santidade. Em Hebreus 12:14, está escrito: “Segui a paz com todos é a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”



Edson Carmo
Fortaleza, 23 de junho de 2007.