segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CADA UM DÁ O QUE É!


Você não pode dar o que quer. Você só pode dar o que você é!
Se você quiser fazer alguém feliz! Lembre-se, você precisa ser feliz.
Assim, o que pode ser compartilhado é aquilo que se é; não aquilo que se quer. Esse é um dos maiores entendimentos para se viver a realidade.

Não se conforme em ter amor; em ter paz; em ter alegria... Porque quando você tem, o seu ter é um estoque – tem uma quantidade limitada. E se você der! Logo isso vai se acabar. Assim, se você tem no estoque sete perdões, e alguém lhe ferir oito vezes, o que você fará para perdoar?

Ao invés de ter, simplesmente seja. Essa é a meta!

Olhe para os peixes, eles não são voadores, eles não podem proporcionar a você e nem a ninguém o espetáculo do voou. Mas veja como nadam graciosamente! Da mesma forma olhe para os pássaros, não são nadadores, mas sem nenhum esforço são grandes voadores. Olhe para a aranha! Quem a ensinou fazer teia? Veja o João de barro, quem o ensinou a fazer ninho tão diferente dos demais pássaros? E a flor! Onde ela comprou o seu perfume? Será que o gambá – se quisesse – poderia oferecer a nós a mesma fragrância que nos oferece a flor? E o fogo, mesmo que ele quisesse, poderia nos refrescar como faz as águas que caem da cachoeira?

O ignorar desta realidade tem trazido muita dor, muita tribulação, muita desilusão a toda humanidade. As pessoas querem fazer as outras felizes, quando elas mesmas são infelizes. Então a felicidade não passa do campo do querer, e por tanto nunca entra no campo do poder.

Nenhuma mãe, nenhum pai quer fazer seus filhos infelizes! Mas o que eles podem fazer se são infelicidades?! Nenhum namorado, nenhuma namorada, nenhum esposo, nenhuma esposa, quer fazer seu amante, sua amante, seu amado, sua amada, infeliz, mas o que podem fazer se são infelicidades?! Isso é semelhante ao espinho querer ser a pétala da rosa!!!

A menos que uma pessoa se transforme em amor, não há realidade nem realização naquilo que ela faz em nome do amor. Se você quiser dar um presente a alguém, se você quer dar um sentido, uma mensagem a alguém, então terá de se tornar esse sentido, essa mensagem. Do contrário, mais cedo ou mais tarde, o presente será percebido apenas como uma moeda de troca, um objeto de interesse, de ostentação, uma tentativa de ilusão.

Se você quiser fazer alguém feliz, transforme-se primeiro em felicidade. Do contrário, o máximo que você conseguira causar em todos, é a infelicidade!