sábado, 6 de março de 2010

O MEDITAR NA LEI DO SENHOR


As palavras meditação e medicina vêm da mesma raiz; sendo que a meditação cura a alma e a medicina trata do corpo. Se as duas não atuarem no conjunto corpo/mente, então não haverá saúde perfeita. Sim, o ser humano precisa das duas – meditação e medicina – para ter uma vida salutar. O livro de Salmos 1: 1 e 2 diz que, aquele que medita na Lei do Senhor de dia e de noite é bem-aventurado. A Lei do Senhor em sumula é: ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Olhando direitinho para esta sumula, podemos ver que o amor deve ser direcionado a Deus, a nós mesmos e ao próximo. O amor é a única medicina para alcançar a beatitude, a bem-aventurança. Deus é amor!

A meditação é o exame, a contemplação... O médico precisa do exame para dar o diagnóstico... O diagnóstico determina a receita, o remédio... O remédio traz a cura.

A meditação faz com que você observe o que está se processando dentro de você. Ela faz você perceber seus pensamentos, seus sentimentos... Se você contempla uma infecção sentimental, então consulte a Lei do Senhor, ela é o remédio. Se for um pensamento, faça a mesma coisa. A beatitude está em você, livre-se do que a esconde.

Edson Carmo