segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

OS TRÊS ESTÁGIOS DO HOMEM: BÁRBARO, CIVILIZADO E AMOROSO


Moisés trouxe a lei; Jesus a Graça e a Verdade. Assim, Moisés é a lei e Jesus é o Amor. Veja o paralelo: A lei é de fora; o amor é de dentro. A lei é fundamental; o amor é essencial. A lei é funcional; o amor é existencial. A lei é para a multidão; o amor para o coração. A lei é a imposição do que deve ser; o amor é a manifestação do ser – sim, a lei é amor imposto, mas o amor é lei espontânea. A lei é para o relacionamento com os outros; o amor é o relacionamento consigo mesmo – daí Jesus dizer: “ama o próximo como a ti mesmo”. A lei é um desempenho externo; o amor um desempenho interno. Portanto, há diferença entre a lei e o amor!

Por que Moisés veio antes de Jesus? Por que a lei veio antes do Amor? Qual o sentido desta ordem?

A primeira coisa que se deve entender, é que o homem nos tempos de Moisés era bárbaro – e bárbaros não podem amar. O homem nos tempos de Moisés era um perfeito animal – e o amor não pode brotar na selva, entre os animais selvagens. Então a lei foi dada para que o homem pudesse distinguir o que é bom e o que é mau.

Nos tempos de Moisés, o homem matava livremente, foi por isso que a lei levantou-se dizendo: “não matarás.” O que isso significa? Isso significa que uma consciência estava sendo dada – a consciência de que tal atitude era errada, feia.

O homem era feio; sua face era mau; seu comportamento era violento... Então o homem pegou a lei, e fez dela sua mascara, sua indumentária, seu gesto, sua atitude, seu comportamento... Mas será que uma roupa pode mudar a essência de uma pessoa? Será que uma máscara pode desfazer a feiúra de um rosto? Mascaras escondem rostos, mas não pode destruí-los. Mas há uma coisa que a mascara pode dizer: ela pode dizer que existe uma beleza a ser alcançada e possuída. Isso é tudo que a lei pode fazer: dá a consciência de que há um estágio, uma dimensão superior a ser alcançada e possuída.

Lembre-se: A lei civiliza; o Amor espiritualiza. O homem não pode espiritualizar-se na forma de animal: primeiro ele tem que ser civilizado, só depois ele pode ser espiritualizado.

Então veio Jesus, com seu Amor, com a sua Graça... Ele não é amor imposto, e sim, amor espontâneo. Aprendamos com Jesus, porque disse Ele: “Eu Sou o Caminho...” Uma vez que a face for transformada, então não haverá nenhuma necessidade de usar máscaras.

O amor é superior a lei.

Edson Carmo