sábado, 28 de maio de 2011

OS CULTOS E NEM MESMO O FLAGELO DO CORPO PURIFICAM O ESPÍRITO


O Cristo disse em algum lugar: “Misericórdia quero e não holocausto...”

O que significa isso? Em primeiro lugar devemos considerar que holocausto é feito no exterior; é um ato físico; algo superficial. Já a misericórdia, é algo do interior; algo da profundidade; misericórdia vem do espírito!

Segunda coisa que devemos entender, é que o Cristo chamou de holocausto, os rituais; as tradições; as liturgias; os costumes e coisas semelhantes que são feitas para Deus, sem a presença da verdade e do espírito.

Quantas pessoas estão nos templos fazendo holocaustos e vivendo sem misericórdia? Quantos fazem esforço para serem excelentes pregadores, cantores, professores... e não tem misericórdia do próximo?

No julgamento do Cristo, não é a quantidade de pregações, de cânticos, de cultos, de rituais...; não são as tradições, os costumes, as liturgias, que farão o homem merecedor da Graça Eterna de Deus. O homem não é purificado por causa do que canta; porque prega, porque organiza lindas cerimônias cultuais. O homem purifica-se ao mergulhar no Espírito; ao viver de acordo com o Espírito; ao tornar-se amor, misericórdia, compaixão, perdão, paz...

Por ventura, Deus recebe o excelente cântico de quem não tem misericórdia? Ele considera aquele que prega e não vive sua pregação? Veja! Essas coisas são superficiais, elas não purificam o homem diante de Deus. Mas isso é tudo o que as pessoas se preocupam em fazer: cantar e pregar!

Que todos saibam! Os atos do corpo não purificam o espírito, mas os sentimentos de amor e misericórdia do espírito, esses purificam o corpo. O que quero dizer, é que o corpo deve ser expressão de um espírito amoroso e misericordioso; e não uma mera tentativa ritualística de justificação e purificação do espírito.

Que Deus abençoe na compreensão dessa verdade espiritual.

Edson Carmo