
Sermão
Tema: Duvida, Crença e Amor
Texto Bíblico:
Introdução:
Para você encontrar a Deus, você tem que compreender três palavras. A primeira palavra é Dúvida, a segunda é Crença e a terceira é Amor.
Andamento
01 – A Dúvida
A mente duvidosa é a mente que tem uma atitude contrária em relação a Deus.
A pessoa de mente duvidosa ver ou ouve algo de Deus; ela fica contra o que viu ou ouviu. Então, ela racionaliza e encontra um argumento que apóie e defenda a sua Duvida.
02 – A Crença
Há, também, a mente crente. Ela é tal e qual a mente duvidosa, só que de cabeça para baixo. A mente crente é a mente que tem uma atitude a favor em relação a Deus.
A pessoa de mente crente ver ou ouve algo de Deus; ela fica a favor do que viu ou ouviu. Então, ela racionaliza e encontra um argumento que apóie e defenda a sua Crença.
03 – O Amor
Há, então, um terceiro tipo de mente, a mente do Amor, a mente de Cristo. A mente amorosa é a mente que não é contra nem a favor de Deus.
A pessoa de mente amorosa ver ou ouve algo de Deus; ela não fica contra nem a favor.
Na pessoa de mente amorosa, a dúvida simplesmente desaparece. Quando a dúvida desaparece, a crença também desaparece.
Amor não é racionalização ele é comunhão. O Amor não é Dúvida, nem Crença. O Amor é a experiência.
Há pessoas que dizem: “Eu duvido que Deus existe“ e há pessoas que dizem “Eu acredito em Deus”. Qual delas conhece a Deus? A pessoa que tem a mente amorosa, ela nem desconfia de Deus e nem acredita em Deus, ela sabe, ela sente que Deus existe, Deus está em sua vida, porque ela tem comunhão com Ele.
Conclusão:
A mente que duvida luta contra a crença, a mente que acredita luta contra as dúvidas – mas ambas são do mesmo tipo, a qualidade não é diferente. É carne contra carne, não é espiritual.
Quando o amor está em sua vida, nela estará o próprio Deus. Então, você nem duvida que Deus existe, nem Crer que Deus existe, você sabe que Deus existe, porque você O sente. Ele vive em você!
Edson Carmo – MEPB Castelo Encantado
Fortaleza, 26 de julho de 2007.