sábado, 21 de janeiro de 2012

COMUNIDADE OU SOCIEDADE? COMUNHÃO OU MULTIDÃO?



Como você está vivendo? Na fôrma de Sociedade ou na forma de Comunidade? Que tipo de relacionamento você tem com as pessoas em casa, no trabalho, no templo...? É o mesmo de quem está em uma multidão ou de quem está em comunhão?

Vamos por parte!

Primeiro é preciso entender qual a diferença básica entre Sociedade e Comunidade. A palavra Sociedade está relacionada à palavra Sócio, que por sua vez expressa a idéia de pessoas fazendo Negócios – ou seja, negociando, angariando... Lembre-se: Na Sociedade o que há é um jogo de interesses. Já a palavra Comunidade, essa está relacionada diretamente a palavra Comum: comunitário, público. Na comunidade tudo é de todos de igual modo; tudo serve a todos. A base da Sociedade é o Preço. Mas na Comunidade o primordial é o valor.

Em segundo lugar é preciso entender a diferença entre Multidão e Comunhão. Na multidão as pessoas então lado-a-lado – umas com as outras –, mas ninguém se conhece; não há relacionamento; ninguém sabe quem é quem, nem de onde vem! Já na Comunhão há intimidade, amizade...

Agora responda!

Como você está vivendo? Na fôrma de Sociedade ou na forma de Comunidade?

Que tipo de relacionamento você tem com as pessoas em casa, no trabalho, no templo...? É o mesmo de quem está em uma multidão ou de quem está em comunhão?

Para a Paz, a Alegria, a Felicidade... Proponho Comunidade e não Sociedade. Comunhão e não Multidão.

Mas você é quem escolhe!!!