domingo, 4 de abril de 2010

O MECANISMO DO RITUAL



As pessoas estão buscando o mundo espiritual através do ritual... Mas quantos sabem como funciona o ritual? Será que quem elabora o ritual sabe o que está fazendo? E quem pratica o ritual elaborado, será que sabe o que está fazendo? Por que existem tantos rituais e tão pouca espiritualidade? Por que os “cristãos” com todos os seus rituais não conseguem serem réplicas de Cristo?

Há muita confusão neste campo, porque cada um quer ser sem nada fazer. Cada um quer andar sem antes engatinhar. Cada um quer se formar sem antes se alfabetizar. Cada um quer ser espiritual sem antes desconstruir o carnal. Muitos querem ser mestres sem antes se tornarem discípulos... Mas ninguém pode conhecer o corpo espiritual sem antes superar os corpos superficiais. Como uma faca pode atingir o interior antes de perfurar o exterior? Como o Cristo pode entrar em tua casa sem antes abrires para Ele a porta?

Teu corpo precisa da terra, mas teu corpo não pode comê-la diretamente. Você não pode nutri o corpo diretamente com a terra. Então você cultiva a terra, planta uma semente na terra; daí a semente tira o alimento da terra, transforma-o e só então comes da terra os seus legumes, as sua frutas... Teu corpo precisa do pasto, mas teu corpo não quer comê-lo diretamente. Então teu corpo toma o leite da vaca – porque a vaca transformou o pasto em algo que consegues consumir.

Assim, teu corpo físico precisará transformar o ritual em algo que a alma possa consumir. A alma por sua vez terá que transformar este algo em alimento para o espírito. E só então teu espírito estará vivificado e, pela primeira vez, serás um homem ou uma mulher espiritual.

Edson Carmo