quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A RAIZ DO MEDO


O medo é o sentimento de que si está prestes a perder alguma coisa. É a falta de confiança em conseguir algo. É o dilema, a duvida se se vai conseguir ou não-conseguir. O medo é incerteza entre as possibilidades. Se você tem certeza que certa coisa não é possível, então não há medo. Se você tem certeza que vai conseguir fazer determinada coisa, então também aí não há medo.

O medo só existe quando há possibilidades. Na certeza não há medo, mas a incerteza é a raiz de todo medo.

Como se livrar do medo?

Só há duas maneiras:

A primeira coisa é: elimine as possibilidades. Se nada é possível, então não haverá medo. Mas isso é semelhante à morte.

Então faça a segunda, que é: encontre a única possibilidade. Tome consciência da única possibilidade. Nunca cogite entre dois pensamentos e não haverá medo.

O amor é a possibilidade única, porque ele é incondicional, ele não vê duas possibilidades, ele só vê uma. Ele não está preocupado se vai ser recompensado ou ignorado. Ele só vê a possibilidade de fazer o bem.

“No amor não há medo, antes o amor lança fora o temor”

Edson Carmo

4 comentários:

  1. Erre sempre...tenha medo sempre...o medo é a proteção e não a covardia...
    aprenda com seus erros...e erre novamente se preciso for...
    esse é meu lema


    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga de tudo um pouco,

    Você está confundindo medo com saber. É óbvio que se não pulo do 18º andar de um prédio, é porque sei que vou me esbagaçar.

    Grato por sua participação.

    Beijocas do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  3. Se tenho medo é porque tenho incertezas.
    O problema do medo poderá ser também uma das razões para a guerra, e persiste em quase todas as pessoas. Fazer comparações é outra causa do medo.
    A tendência é sempre para fazer comparações, ora, querer tornar-se igual a outra pessoa, o medo persiste, por se achar que não se vai conseguir comparar-se, também se está a tentar adaptar-se, com isto está a imitar-se.
    A causa do medo não é só a incerteza, também a comparação, a adaptação e a imitação.

    Lumena Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Lumena Oliveira,

    Eu posso fazer comparação e não ter medo. Nem toda comparação gera o medo. Por exemplo: se um gordo vai a um concurso de pesos pesador e vê que seus oponentes são magros, como ele poderá ter medo? Pelo contrário, o gordo ganhará confiança.

    Grato por sua participação.

    Um abraço do amigo,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir