quinta-feira, 14 de maio de 2009

SERMÃO - O QUE CONTAMINA O HOMEM


SERMÃO
MATEUS 15:11

Introdução:

Os cinco sentidos existem e a mente é a coordenadora dos cinco. Quando você olha para mim e me ouve, ouve-me com os seus ouvidos e vê-me com os seus olhos. Mas, os olhos nunca vêem e os ouvidos nunca ouvem.

A mente é quem da significado as informações. A mente faz interpretação da informação recebida através da visão e da audição e apresenta a sua conclusão própria.

Andamento:

01 - Jesus disse:

- "Não é o que entra na tua boca que te envenena, o que te envenena é o que dela sai."

Se você é uma flor de lótus, nada para si é sujo. Se tiver a capacidade de ser uma flor de lótus, é porque detém o poder de transformar, o poder da alquimia. Nesse caso, pode permanecer na lama e ainda assim ser uma flor. Mas se não possuir essa capacidade, mesmo que viva mergulhado em ouro só produzirá lama.

O importante não é o que entra em ti. A questão é que, se estiver centrado em Deus, no amor, o que quer que entre em ti será transformado – adquire a qualidade do teu interior e sai.

02 - Foi-lhe dado veneno, mas o que dele brotou foi o amor. Esta é a alquimia.

Jesus quis dizer:

- "Não é o que entra na tua boca que te envenena – mesmo o veneno pode não te envenenar – o que te envenena é o que dela sai."

Tome consciência da forma como transforma as coisas, se alguém o insulta, se o alimenta com um insulto, isso não deverá corrompê-lo.

O que sai de ti nessas circunstâncias?
Como é que transforma esse insulto?
O que sai de ti é amor ou ódio?

03 - Jesus quis dizer:

- "Lembra-te sempre do que sai de ti, e não te preocupes com o que entra."

Se pensarmos continuamente no que entra, nunca conseguiremos desenvolver a capacidade da transformação.

O importante é o que sai de nós, e por isso que devemos ter sempre em mente que temos de transformar o que entra em nós.

Conclusão:

O que entra em nós não pode nos macular, porque o que quer que entre, entra no corpo. No entanto, tudo o que sai de nós vem impregnado da nossa qualidade, daquilo que é de fato o nosso ser.

8 comentários:

  1. O diálogo aproxima as pessoas, resolve os problemas difíceis e esclarece as questões complicadas. É uma ferramenta poderosa para solucionar mal-entendidos e transformar campos de guerra em ambientes de paz. Um bom diálogo exige saber escutar. Para termos bons diálogos e nos exprimirmos de forma educada e gentil, devemos ficar atentos aos nossos pensamentos. Pois a partir deles é que as nossas ações se fazem boas ou ruins para os demais.
    Obrigada por seus comentários em meu blog. Você é sempre muito bem vindo.
    Abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Há uma brincadeira para você em meu blog. Chama-se “Eu dou cartão VERMELHO para”. Passe lá e leve-a para seu blog. Espero que goste.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, meu amigo irmão!
    A boca fala do que está cheio o coração...
    E é verdade que não devemos nos preocupar com o que irá entrar pela nossa boca, mas antes, cuidar para com o que SAI dela!!!
    Jesus é tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Edson.
    este artigo é simplesmente lindo. ele nos mostra o que devemos ser realmente quando nos convertermos.

    parabens - ja sou seguidor do seu blog - mas ainda nao tive o prazer de ve-lo no meu.
    de qualquer forma é um prazer ler seus artigos
    continue assim sendo inspirado pelo Pai e Filho no ES.

    paz meu irmao

    ResponderExcluir
  5. Sempre que boas palavras são ditas elas somam. As ofensas dever ser digeridas como um alimento para fortalecer o corpo e alma, portanto é bom sempre lembrar disso.

    Meu povo aprendeu essa máxima mesmo sofrendo todo tipo de abuso, tanto de palavras como fisicos, durante milhares de anos, e no entanto nunca abandonaram a fé no D'us de Israel.

    - Todos os povos e nações que nos perseguiram, ofendendo-nos e maltratando-nos, nesses milhares de anos pereceram e ficaram na história, todas sem exceção, mas nós perduramos e nossa fé não foi abalada!

    "Avinu malkeinu sh'ma kolenu - Nosso pai, nosso rei, ouvir a nossa voz
    Avinu malkeinu chatanu l'faneycha - Nosso pai, nosso rei, nós pecamos
    Avinu malkeinu chamol aleynu - Nosso pai, nosso rei, tenha compaixão de nós
    Ve'al olaleynu vetapeinu - E sobre nossos filhos"

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tudo isso em gênero, número e grau. Parabéns pela sabedoria não humana, mas Divina. Abraço fraterno. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  7. concordo em partes ao que diz as escrituras concordo plenamente, mas acho que muita coisa que entra contamina o homem, exemplo disso são as drogas pornografia, aborto e tantas outras coisas que contaminam o homem!

    fique na paz!

    ResponderExcluir
  8. Muito seu bom seu blog. Obrigada por me seguir, estou acompanhando você também. abraço

    ResponderExcluir