quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SERMÃO - COMO VENCER O MAL


Sermão
Tema: O Mal é derrota, o Bem é vitória
Texto Bíblico: Romanos 12 : 17 e 21.

Introdução:
É muito estranho, mas as pessoas só enfrentem o mal com o mal – você já observou isso? É por isso que o mal não acaba, pelo contrário, cresce.

Como você tem enfrentado o mal? Como você tem se comportado diante das afrontas? Como você tem se posicionado na luta? Você tem sido um perdedor ou um vencedor?

Para vencer o mal é preciso estar preparado. Você tem de estar preparado, pois muitos males ainda virão sobre você.

Estou insistindo na preparação, porque ela é necessária. Porque quando você for atacado com o mal, terá que se defender com o bem – se não quiser ser derrotado. Quando alguém lhe fizer o mal, você não poderá vencer se se defender com o mal.

Preste bastante atenção: É da vontade de Deus que não somente nossas ações sejam benignas, mas também nossas reações. Veja em seu derredor, muitas pessoas estão santificando suas ações, mas pecando em suas reações.

Andamento:

O que é o bem e o que é o mal? Meditemos um pouco sobre estas coisas, chamando o Bem de Luz e o Mal de Escuridão da alma.

Entendamos pelo menos três coisas:

A primeira coisa: A escuridão não passa de ausência de luz. A escuridão não têm existência em si mesma. Você não a vê, o que você vê é um buraco, um espaço, porque a luz não está presente.

Se a luz estiver, não há escuridão; se a luz não estiver, fica o buraco, o espaço. É isso que é escuridão: um espaço, um vazio, um buraco.

A escuridão é a ausência de luz e não a presença de alguma coisa. Por isso é que a luz vai e vem, mas a escuridão permanece. Os objetos vão e vem, mas o espaço permanece. Um espaço não é nada, mas ele permanece ali, a escuridão não é nada, mas ela permanece ali. Você pode trazer a luz, pode afastar a luz, mas não pode trazer a escuridão e não pode expulsar a escuridão. Ela está sempre ali, sem absolutamente existir.

A Segunda coisa: É que, por causa que a escuridão não existe, você não pode fazer nada contra ela. E, se tentar fazer algo, você será derrotado. A escuridão não pode ser derrotada, pois como pode derrotar algo que não existe?

A angustia do ser humano é que ele sempre luta contra a escuridão da alma, por isso sempre é derrotado. Quando ele é derrotado ele pensa: “A escuridão é muito poderosa, pois derrotou-me.” Mas isso é um absurdo! A escuridão não têm poder; como pode uma coisa que não existe ter poder? Você não é derrotado pela escuridão e seu poder, você é derrotado por ter lutado com aquilo que não existe. Como pode vencer uma coisa que não existe? Lembre-se: você está cansado e derrotado, porque está lutando com muitas coisas que não existe.

Os assim chamados religiosos, estão lutando contra a escuridão da alma, por isso não alcançam a sua libertação.

O ódio não é real, é apenas a ausência do amor.
A impiedade não é real, é apenas a ausência da compaixão.
A ignorância não é real, é apenas a ausência do saber.

Um religioso jamais poderá ter sucesso; é impossível que o tenha. Terá que ser derrotado, pois todo seu esforço é contra o que não existe.

É essa é a diferença entre o religioso e o Discípulo de Cristo: o religioso tenta lutar contra a escuridão e o Discípulo de Cristo busca se aprofundar na Luz.

Não se preocupe com a escuridão, mas busque se aprofundar na Luz. Onde a Luz estiver, a escuridão desaparecerá. Quando a Luz está, você não precisa fazer nada em relação a escuridão, porque a escuridão não estará.

Essa é a Segunda coisa: nada pode ser feito contra a escuridão, diretamente. Se deseja fazer algo com a escuridão, terá de fazer algo com a luz. Você não pode ligar e desligar a escuridão, não pode trazê-la, não pode expulsá-la. Se quiser fazer alguma coisa com a escuridão, deve fazê-lo por intermédio da luz, deve procurar o caminho certo.

Nunca lute com as coisas que não existem. A mente é tentada a lutar, e a atenção é perigosa: desperdiçará suas energias, sua vida e se desgastará. Não se deixe tentar pela mente; veja, simplesmente se algo tem existência real, ou se é apenas uma ausência. Se é uma ausência, não a combata, mas procure a coisa da qual ela é a ausência – e você estará, então, na pista certa.

A Terceira coisa: é que a escuridão está profundamente envolvida nesta vida de milhões de maneiras.

Sempre que você está magoado, a luz foi apagada dentro de você. Na verdade, você está magoado porque a luz desapareceu, em você ficou apenas trevas – um espaço vazio. Você só pode estar magoado quando você está na escuridão da alma; você não pode magoar-se na luz.

A natureza do perdão é exatamente igual à da luz e a natureza da mágoa é exatamente igual à da escuridão – você não pode ter ambas. Se tem a luz, não pode ter escuridão.

As pessoas perguntam: “O que faço para não me magoar”. Tais pessoas estão fazendo a pergunta errada; quando se faz uma pergunta errada dificilmente se consegue a resposta certa. Faça, primeiro, a pergunta certa. Não pergunte come afastar a escuridão, não pergunte come afastar as mágoas, as preocupações, a angustia, a ansiedade.

Analise sua mente, investigue e veja por que estes espaços vazios estão ali, porque a escuridão da alma está ali. Você saberá que ela está ali porque ali está faltando algo – e este algo é Deus.

Conclusão:
Quando alguém está mal, o que está acontecendo? Simplesmente o bem não está presente.

Quantas vezes você age sem Deus? Quantas vezes você fica sem Deus? E quando a luz não está em você, quem surge? Quando Deus não está em você, quem está, quem se move, quem age através de você?

Só existe uma guerra de verdade: A do bem contra o mal e vice-versa. Nesta guerra você precisa saber de uma coisa: O mal combatido com o mal, jamais poderá ser vencido e sim acrescido – lembre-se: o mal alimenta-se do mal. Preste atenção, a matemática é muito simples: mal + mal = mal em dobro.

Só há uma possibilidade de vencer o mal, só há uma arma capaz de vencer o mal: O bem.

Então não esqueça, nunca enfrente o mal com o mal. Sempre enfrente o mal com o bem. Você só pode vencer o mal com o bem!


Edson Carmo – MEPB Castelo Encantado
Fortaleza, 02 de agosto de 2007

3 comentários:

  1. Olá!!!

    Estou conhecendo esta página hoje, e louvo à Deus por essa oportunidade.
    O sermão: Como vencer o mal, é uma verdadeira aula bíblica, explicada no cerne da questão em que o mundo esta mergulhado, o mal , então temos sim, que estarmos preparados.
    Obrigada pelo texto, vou imprimir para decorar, já estou te seguindo, com certeza estarei sempre aqui buscando conhecimento da Palavra .
    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. Esta página da net será utilizada para expor esboço de sermões. Seja bem vinda, fique a vontade.

    Obrigado por sua amizade.

    Beijão,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto. continue postando abs, Amadeu Silva

    ResponderExcluir